Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

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Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por gupieroni em Sex 12 Jan 2018 - 22:37

Boa noite !

Adiquiri um Picanto 1.0 automático 12/13 com 60 mil km, , e o consumo dele me decepcionou. Li em alguns lugares que ele costuma fazer 12km/l na cidade.
Pois bem, todo no meu Picanto sempre em baixa velocidade em 90% do tempo, a luz ECO no painel fica acesa quase o tempo todo, ar condicionado uso pouco, e ainda assim, ele da uma média de 9,7km/l na cidade. Achei muito pouco para um carro 1.0, mesmo que automático.
Será que ele tem algum problema ? Pode ser vela ?

Alguém possui esse modelo e tem uma média semelhante ou melhor ?

Obrigado

gupieroni
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Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por dtyonline em Sab 13 Jan 2018 - 1:21

Gustavo seja bem vindo!

Consumo é relativo devido diversas variantes, faz quanto tempo que tem o Picanto? E da tua parte o que foi feito das manutenções?

Abraços,

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Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Tokio em Sab 13 Jan 2018 - 12:21

Como o Dani San falou, existem muitas variáveis que influenciam no consumo e você não informou nem uma pista para tentarmos ajuda-lo. Vamos começar pelo básico. Os pneus estão todos calibrados de forma correta, qual o tipo de combustível vc esta usando, já deu uma olhada no filtro de ar, já teve carro automático antes, você mora e circula em local plano, a distancia que vc percorre a partir do momento que sai de casa, costuma ser mais de 15 km? Fora isso, ainda tem muitas outras coisas que podem influenciar.

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Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por gupieroni em Sab 13 Jan 2018 - 16:43

dtyonline escreveu:Gustavo seja bem vindo!

Consumo é relativo devido diversas variantes, faz quanto tempo que tem o Picanto? E da tua parte o que foi feito das manutenções?

Abraços,

Boa tarde !

A Picanto é ano 2012/2013. Estou com ele há 6 meses, e a revisão de 60 mil km foi feita na CSS Inde foi trocado filtro de ar, óleo, etc.

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Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por gupieroni em Sab 13 Jan 2018 - 16:50

Tokio escreveu:Como o Dani San falou, existem muitas variáveis que influenciam no consumo e você não informou nem uma pista para tentarmos ajuda-lo. Vamos começar pelo básico. Os pneus estão todos calibrados de forma correta, qual o tipo de combustível vc esta usando, já deu uma olhada no filtro de ar, já teve carro automático antes, você mora e circula em local plano, a distancia que vc percorre a partir do momento que sai de casa, costuma ser mais de 15 km? Fora isso, ainda tem muitas outras coisas que podem influenciar.

Boa tarde !

A Picanto é ano 2012/2013. Estou com ele há 6 meses, e a revisão de 60 mil km foi feita na CSS Inde foi trocado filtro de ar, óleo, etc.

Os pneus estão sempre calibrados, toda semana eu calibro. Alterei q medida original dos pneus para 175 65 R14 - Michelin. O carro ficou mais macio e o consumo de gasolina não foi alterado.

Abasteço sempre com gasolina tipo comum. Nunca abasteci com aditivada. O filtro de ar está novo.

Meus pais possuem Fit e City ambos 2015 e automático, desempenho bem superior ao Picanto e média de 11,5 km/l - 12km/l

90% do trajeto diário é plano, e não chego a rodar mais de 15km quando saio de casa na maioria da vezes. ( lembrando que não rodo acima de 60km/h quase nunca, e a luz ECO no painel fica acesa quase o tempo todo )

A média de 9,5km/l é normal para a maioria ?


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Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Tokio em Dom 14 Jan 2018 - 10:01

Se essas médias passadas dos Hondas, ñ foram feitas por vc no seu trajeto, vc pode fazer o primeiro teste, usando um dos carros do seus pais para fazer o mesmo trajeto que vc faz, por uma semana e ver qual a média com esses carros. O ideal seria o carro rodar no mínimo 20 km após por trajeto. A partir dessa distância que qualquer carro consegue fazer as melhores médias. A partir dos 60 mil km ñ faz mais diferença fazer revisão na ccs, exceto pela garantia do carro. O seu já deve ter saído ou esta saindo da garantia, então encontre um mecânico bom e de confiança para fazer as manutenções. A ccs faz só o básico e tem muita coisa que precisa ser checada e trocada que a ccs não faz. Eu sempre procuro as oficinas Bosch Car Service, pelo profissionalismo e por ser uma oficina bem equipada. Ai em Sete Lagoas tem duas. Pode mandar fazer uma limpeza de corpo de borboleta e pede para fazer um diagnóstico para ver se o carro esta tudo em ordem. Provavelmente essas velas ainda ñ foram trocadas. Use o óleo 5W30. Acredito que seja esse, visto que foi feito a troca na ccs. Peça para olhar a qualidade do líquido de arrefecimento, principalmente o funcionamento da válvula termostática e da bomba dagua, verificar e trocar o filtro de combustível. Outra coisa que vc deve fazer é trocar o óleo do cambio e fluido de freio. Já passou da hora de trocar, compre o óleo original que é o da Total, precisa ver e especificação correta. O litro do óleo é caro e ñ precisa ser comprado na ccs, vale a pena trocar para ñ ter dor de cabeça depois. Se o City e o FIT já estiverem com mais de 40 mil, pode trocar, tbm. Qualquer concerto nesses cambios partem de 7 mil reais, vc pode ñ trocar e segurar essa bucha no futuro. Todo cambio automático tem filtro de óleo, que deve ser trocado, tbm. A KIA ñ recomenda trocar o óleo de cambio, mas tive um problema no cambio com 41 mil km. Era um cabo elétrico dentro cambio que custava 1 mil reais e demora 40 dias para chegar. Era um simples fio, vc ñ acredita que pode custar tanto, olhando para ele. Para isso, precisou abrir o cambio e o mecânico me mostrou o óleo e o filtro. Estavam extremamente sujo e cheio de limalha. Ele era mecânico da KIA e falou que na ccs eles ñ trocam, mas o correto deveria realizar a troca a cada 40 mil. Geralmente os cambios dão problema depois que o carro saiu da garantia. Ai a bucha fica com o dono do carro. Tem vários vídeo no Youtube falando sobre a necessidade e recomendação de troca. Um muito bom é o TEOMAVE CAMBIO AUTOMATICO. Se depois de tudo isso o carro continuar gastando, precisa fazer uma reprogramação no seu pé. Minha esposa atravessa São Paulo no horário de pico e faz 12,3 a 13 com gasolina. Eu pego o carro dela, faço quase o mesmo trajeto e faço de 10,5 a 11, porque afundo o pé no acelerador, mesmo.

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Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por gupieroni em Dom 14 Jan 2018 - 22:22

Tokio escreveu:Se essas médias passadas dos Hondas, ñ foram feitas por vc no seu trajeto, vc pode fazer o primeiro teste, usando um dos carros do seus pais para fazer o mesmo trajeto que vc faz, por uma semana e ver qual a média com esses carros. O ideal seria o carro rodar no mínimo 20 km após por trajeto. A partir dessa distância que qualquer carro consegue fazer as melhores médias. A partir dos 60 mil km ñ faz mais diferença fazer revisão na ccs, exceto pela garantia do carro. O seu já deve ter saído ou esta saindo da garantia, então encontre um mecânico bom e de confiança para fazer as manutenções. A ccs faz só o básico e tem muita coisa que precisa ser checada e trocada que a ccs não faz. Eu sempre procuro as oficinas Bosch Car Service, pelo profissionalismo e por ser uma oficina bem equipada. Ai em Sete Lagoas tem duas. Pode mandar fazer uma limpeza de corpo de borboleta e pede para fazer um diagnóstico para ver se o carro esta tudo em ordem. Provavelmente essas velas ainda ñ foram trocadas. Use o óleo 5W30. Acredito que seja esse, visto que foi feito a troca na ccs. Peça para olhar a qualidade do líquido de arrefecimento, principalmente o funcionamento da válvula termostática e da bomba dagua, verificar e trocar o filtro de combustível. Outra coisa que vc deve fazer é trocar o óleo do cambio e fluido de freio. Já passou da hora de trocar, compre o óleo original que é o da Total, precisa ver e especificação correta. O litro do óleo é caro e ñ precisa ser comprado na ccs, vale a pena trocar para ñ ter dor de cabeça depois. Se o City e o FIT já estiverem com mais de 40 mil, pode trocar, tbm. Qualquer concerto nesses cambios partem de 7 mil reais, vc pode ñ trocar e segurar essa bucha no futuro. Todo cambio automático tem filtro de óleo, que deve ser trocado, tbm. A KIA ñ recomenda trocar o óleo de cambio, mas tive um problema no cambio com 41 mil km. Era um cabo elétrico dentro cambio que custava 1 mil reais e demora 40 dias para chegar. Era um simples fio, vc ñ acredita que pode custar tanto, olhando para ele. Para isso, precisou abrir o cambio e o mecânico me mostrou o óleo e o filtro. Estavam extremamente sujo e cheio de limalha. Ele era mecânico da KIA e falou que na ccs eles ñ trocam, mas o correto deveria realizar a troca a cada 40 mil. Geralmente os cambios dão problema depois que o carro saiu da garantia. Ai a bucha fica com o dono do carro. Tem vários vídeo no Youtube falando sobre a necessidade e recomendação de troca. Um muito bom é o TEOMAVE CAMBIO AUTOMATICO. Se depois de tudo isso o carro continuar gastando, precisa fazer uma reprogramação no seu pé. Minha esposa atravessa São Paulo no horário de pico e faz 12,3 a 13 com gasolina. Eu pego o carro dela, faço quase o mesmo trajeto e faço de 10,5 a 11, porque afundo o pé no acelerador, mesmo.

Boa noite, Tokio !

Obrigado pelas recomendações, vou levar o carro no Centro Automotivo Bosch, não sabia que em Sete Lagoas tinha.

A garantia do carro acaba em 08/03/18.

Neste período que estou com ele, já deu problema no compenssor do ar condicionado, que foi trocado pela CSS e ficou muito bom, e logo depois um barulho no câmbio automático, que também foi sabado pela CSS.
Atualmente ele está com um barulho na direção, ao girar o volante ( parece que dá um pequeno tranco) , não sei se é o início de uma folga na direção. Vou levar na CCS antes da garantia acabar.

No seu ponto de vista, o carro fazer 9,5 km/l ( cidade ) está na média para um 1.0 automático, 3 cilindros ?

Grato pela ajuda !


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Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Tokio Ontem à(s) 10:16

Cara, com base no carro da minha mulher que é uma versão anterior, 4 cilindros, somente a gasolina e andando no trânsito de SP, o seu esta gastando um pouco sim. Porém, o fato de ser Flex, talvez possa influenciar um pouco, não sei. Nosso amigo Fabricio, aqui do canal, consegue fazer ótimas médias, mas o carro dele é manual. O manual sempre faz média melhor que o automático. Teoricamente esse motor de 3 cil. era pra ser mais econômico que o 4 cil. anterior. Tenta andar da forma mais suave possível. Depois disso, se melhorar consideravelmente o consumo do carro, vc avalia se vai querer andar bem boa e econômico ou ser mais agressivo e gastar mais combustível. O carro é 1.0 se vc sair da imobilidade, sempre afundando o pé, ele vai beber. Tenta rodar na faixa entre 2 e 3 mil RPM. Mas, da uma olhada nas velas e filtro de ar, que fáceis de checar. Da uma olhada no FCelso ou no Blue que é o carro dele. Ele detalha várias coisas sobre manutenção e consumo.

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Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

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