Blu - 11/12 Azul

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por FCelso em Qui 6 Jul 2017 - 20:33

Realizada ontem, 05/07/2017, a revisão dos 70 mil km (aos 68.794 km)

- Filtro de óleo (Hyundai): R$ 30,15 (subiu R$ 8,41)
- Filtro de ar do motor (Hyundai): Verificado e limpo, OK - sem troca
- Filtro de ar condicionado (VOX): R$ 30,50 (subiu R$ 6,50)
- Fluido de arrefecimento (Total Glacelf 2L): R$ 167,00 (comprado no Mercado Lire com frete - subiu R$ 77,00)
- Água desmineralizada (Radiex 3L): R$ 22,00
- Fluido de freio (RadnaQ 0,5L): R$ 42,00
- Óleo do motor (Total Quartz 9000 GF5 3L): R$ 120,00
- Mão de obra (Exclusive Auto Service - Porto Alegre RS): R$ 130,00

Total:R$ 541,65

Na próxima revisão estão previstos:
- Troca da correia do alternador;
- Troca do filtro de combustível;
- Troca das velas;
- Limpeza da TBI (corpo da borboleta) e dos bicos injetores. Verifiquei a TBI e se encontra um pouco contaminada por carbonização, vou usar um ou dois tanques de álcool e ver se ajuda na limpeza, caso contrário desmontarei a TBI e vou limpá-la em casa mesmo com Car80.

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Checagem de pneus e freios

Mensagem por FCelso em Qui 6 Jul 2017 - 20:54

Ainda na revisão de ontem, pude constatar o desgaste irregular dos pneus traseiros (provavelmente devido à largura 185), com a presença de descamação e o aparecimento de fissuras em todos os pneus.











Dessa forma, estou avaliando a aquisição de novos pneus, possivelmente os Dunlop 175/60R15

A boa notícia é que as pastilhas de freio dianteiras estão com baixo desgaste, aproximadamente na metade da vida útil. Com quase 70 mil km, é um bom sinal.








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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por Tokio em Qui 6 Jul 2017 - 22:24

Fabricio, usar etanol como combustível não ajudara na limpeza da TBI, porque o combustível não passa pelo TBI. No TBI só passa o ar admitido pelo filtro e os vapores do motor. É por esse motivo que ele fica carbonizado. São vapores de óleo. O TBI nunca é bom desmontar para fazer a limpeza. Ele só precisa estar limpo onde a borboleta abre e fecha, o resto não afeta em nada no desempenho do carro. Você pode limpar com o carro ligado, acelerando e dando umas borrifadas de produto. Caso esteja muito carbonizado, você pode usar um pano de micro fibra umedecido em produto próprio, tomando muito cuidado ao abrir a borboleta para não quebrar as engrenagens internas. O ideal é fazer com scaner para abrir e fechar a borboleta sem danifica-la. De preferencia para produtos de secagem ultra rápida. Se o produto escorrer para o eixo da borboleta ele pode dar curto nos circuitos internos do TBI. No caso do Picanto da minha esposa, o TBI é mecânico, acionado por cabo. Acredito que seu carro já tenha acelerador eletrônico. O Car80 é muito bom para limpeza, mas a secagem não é tão rápida.

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por FCelso em Sex 7 Jul 2017 - 12:00

Buenas Tokio, talvez tenha me expressado mal, o que quis dizer é que pretendo retirar a TBI para fazer a limpeza, assim como observei fazerem na oficina com o PUG 206 da patroa. Eles retiraram a TBI, lavaram com Car80 e depois com água, secando em seguida. Junto com a troca de velas e limpeza dos bicos injetores, a média melhorou 1 km/l.

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por FCelso em Sex 7 Jul 2017 - 20:27

Um detalhe que consegui investigar foi a provável causa do problema com o esguicho do limpador traseiro. O problema parece estar relacionado ao não funcionamento da bomba elétrica de acionamento, que no caso do Picanto MK2, tem os dois sistemas de esguicho (dianteiro e traseiro) com bombas individuais, diferente da versão anterior onde a mesma bomba atua nos dois esguichos.

Para confirmar o código da peça preciso ter um tempo para retirar a capa interna do paralamas dianteiro direito e analisar a bomba que é instalada no reservatório do fluido do parabrisa e vidro traseiro. No Ebay, a peça identificada como 985102S100 é a candidata, com preço em torno de R$ 100,00 já com envio.

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por Renan em Ter 18 Jul 2017 - 17:53

Por essa ( 2 esguichos) não esperava...
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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por Renan em Ter 18 Jul 2017 - 17:55

De fato, as pastilhas do meu nem davam sinal de desgaste - isso aos 55 mkm.

Pneus : qual a relação das fissuras com a largura ?
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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por FCelso em Qui 20 Jul 2017 - 13:23

A largura não influencia nas fissuras. Fissura indica envelhecimento do pneu, que é acelerado no caso de ficar exposto ao sol. O que pode contribuir também é a fórmula do composto usado pra fabricar a parte externa do pneu. Geralmente as fissuras costumam aparecer a partir do 4o ano do pneu... 5 anos é o prazo de validade.

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por FCelso em Qui 27 Jul 2017 - 18:21

Realizada ontem, 26/07/2017, a troca dos 4 pneus do Blu.

Desta vez os escolhidos foram os Dunlop Sport LM704 175/60 R15 81H. As primeiras impressões é que ficou mais macio, embora siga firme, desse modo não dando tantas pancadas secas quando passa pelos buracos. Ainda não andei na estrada para avaliar o ruído, mas da experiência anterior com os mesmos pneus, espero que sejam silenciosos.

Mas como nem tudo são flores, foi feita cambagem dianteira e notei que o eixo traseiro realmente necessita cambagem. A cambagem incorreta foi que causou o desgaste prematuro na parte interna dos pneus traseiros.

O lado esquerdo está mais empenado do que o lado direito.

Deixo aqui o slideshow pois o Photobucker não permite mais colocar os links das fotos embebidos em outros sites...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Dessa forma, agendei o serviço de alinhamento na Autolongarina em Porto Alegre, pela bagatela de R$ 750,00 Crying or Very sad

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por Renan em Sex 28 Jul 2017 - 15:24

Como que empenou ???
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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por FCelso em Sab 29 Jul 2017 - 18:20

Renan escreveu:Como que empenou ???

Nem ideia, pode ser que veio assim de fábrica, ou o primeiro dono... o primeiro jogo de pneus que usei nele por longa distância foi esse Achilles... E não recordo de ter feito qualquer sobrecarga nele que justifique empenamento Suspect A não ser que seja efeito dos "power cushion"... A cambagem está negativa, ou seja, aberta, onde gasta os pneus mais por dentro:  / \

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por Renan em Ter 1 Ago 2017 - 19:07

Mas nas geometrias anteriores não apontaram isso....por isso a pergunta ...
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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por FCelso em Ter 1 Ago 2017 - 19:15

Nas geometrias anteriores e nessa última também, estavam todas dentro das tolerâncias...

Vai dizer o quê...



Última edição por FCelso em Seg 11 Set 2017 - 18:06, editado 2 vez(es)
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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por Renan em Seg 7 Ago 2017 - 18:12

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por FCelso em Seg 7 Ago 2017 - 19:47

Realizado o serviço de alinhamento do eixo traseiro e substituição do cubo traseiro direito, pois o rolamento estava apresentando sinal de desgaste (ruído).

Segundo o pessoal da Autolongarina, o que pode ter causado o empenamento do eixo traseiro foi algum solavanco durante o uso do veículo. No uso diário do Blu isso acontece com frequência, pois há grandes desníveis na BR 448, e mesmo sem carga, a suspensão sofre bastante. Além disso, nas viagens ao litoral de SC pela BR 290 e BR 101, também existem desníveis, e geralmente o Blu vai carregado nessas situações. Assim, provavelmente o que entortou o eixo foi o uso ao longo do tempo, e não um evento isolado.
A minha impressão é que os pneus Achilles utilizados anteriormente contribuíram também com o entortamento do eixo nessas situações, pois os pneus são bastante rígidos, transferindo muito da energia para as molas, que são Eibach, e portanto bastante rígidas e assim, passando a energia para o eixo, que é a parte que sofreu o dano. Espero que com os atuais Dunlop, que aparentam ser mais flexíveis, esse problema não retorne a ocorrer.

Custo do serviço: R$ 750,00
Custo do cubo traseiro completo (com rolamento integrado): R$ 370,00

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por Renan em Ter 15 Ago 2017 - 19:48

Bom saber.
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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por FCelso em Seg 11 Set 2017 - 18:35

Blu fechou 70 kkm hoje:



Seguindo o ritmo dos 2000 rpm Cool

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por Renan em Sex 15 Set 2017 - 17:43

Como avalia o custo de manutenção e resistência dele em comparação aos demais carros que já teve ?
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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por FCelso em Sab 16 Set 2017 - 21:40

Boas Renan,

É difícil uma comparação direta, pois todos os outros carros eram mais rodados e certamente não eram de 1o dono.

PUG 106: 80 mil km (trocamos pelo Civic com 105 mil km)
Civic: 175 mil km (a patroa trocou com 192 mil km)
Palio com GNV: 120 mil km (troquei pelo Focus com 152 mil km)
Focus com GNV: 107 mil km (troquei pelo Blu com 246 mil km)

PUG 206: 22 mil km em 2011 (atualmente 85 mil km)
Blu: 24 mil km em 2015 (atualmente 70 mil km)

Mas comparando com o PUG 206 que é mais ou menos equivalente ao Blu (somos 2o dono e km equivalente, embora o PUG seja 5 anos mais velho), dá pra dizer que gasto menos na manutenção do Blu.

O detalhe é que o PUG é usado quase que 100% na cidade, fazemos umas 4 ou 5 viagens de 1000 km com ele por ano. Isso desgasta mais, principalmente suspensão e freios. O Blu roda quase que exclusivamente na estrada e/ou asfalto em boas condições. Outro fator que colabora com o PUG dar mais manutenção é o estilo ostensivo de direção da patroa, ela passa nos buracos, sobe cordão de calçada e demais peripécias de motoristas impetuosos, e isso fatalmente cobra mais caro na manutenção. As bieletas (Cofap) dianteiras por exemplo, são trocadas de pelo menos 1 x por ano (10 mil km).

No caso específico do Blu, o custo de peças é bastante variável, pois o cubo de roda traseiro (R$ 350,00) que precisou ser trocado, é bem mais caro do que outros modelos onde se troca o rolamento (R$ 80,00), mas o motor do vidro elétrico (usado) ficou na faixa equivalente a outros modelos (R$ 170,00), assim como as válvulas PCV e solenóide do sistema de partida a frio, também bem equivalentes à outros modelos.

Os itens de revisão, como óleo, filtros, correia, fluido de freio e fluido de arrefecimento, todos tem custo bastante acessível.

O que já pesquisei e vai sair um pouco mais caro do que modelos equivalentes é o kit de suspensão (amortecedores, batentes, coifas, etc), porém o custo do kit de embreagem, pastilhas e demais itens de freio, me parecem ser bem compatíveis com a classe do modelo.

No geral, o Blu está cabendo tranquilo no meu bolso, e isso me deixa bastante satisfeito e duvidoso quanto a trocar ele, pelo menos no curto prazo (6 meses a 1 ano).

OBS 1: em comparação, o Kadett por exemplo, tem as peças infinitamente mais baratas do que todos os outros modelos mencionados acima... O caso é que, se alguém for comprar um Kadett hoje, ou vai pagar caro (muito acima da FIPE) por um realmente inteiro, ou vai ter que reformar... Mas pra manter, quando inteiro, é super tranquilo.

OBS 2: Com base nos dados que tenho inseridos no Spritmonitor.de, os custos relativos exclusivamente à manutenção do Palio, do Focus e do Blu são os seguintes:

Palio: R$ 0,17/km

Focus: R$ 0,31/km

Blu: R$ 0,15/km


A título de comparação, o custo de manutenção da NMax que comprei 0 km (atualmente com 9 mil km): R$ 0,03/km

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Re: Blu - 11/12 Azul

Mensagem por Renan Ontem à(s) 19:35

Entendido.

Valeu pelo ótimo relatório!!!
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Re: Blu - 11/12 Azul

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