Dúvida - Troca de Pneu

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Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por abjunior em Sex 12 Jun 2015 - 13:51

Olá a todos. Gostaria de pedir desculpas antecipadamente se este já for um tópico repetido e discutido, mas estou com algumas duvidas sobre os pneus do Picanto.

O meu Picanto é do modelo novo, 2012/2013. Fiz a primeira troca dos pneus com 25.000 km; agora já estou no 50.000 km e os pneus já mostram sinais de desgaste.  Na primeira troca usei pneus Kumho 165/60 R14, porém notei que com esse pneu houve um leve aumento no consumo de combustível [algo em torno de 10%]. Recentemente fui numa loja perto de minha casa e o vendedor me recomendou usar o Michelin 175/60 R14, por ter uma largura um pouco maior daria mais segurança. Porém, os pneus da frente estavam muito mais bem conservados que os de trás, e por causa disso o vendedor disse que seria melhor trocar apenas os dois de trás.

Pois bem, vendo as postagens aqui no forum sobre os diversos modelos de pneus, acabei tendo duvidas qual seria o melhor modelo\fabricante. Pelo que pude ver, o pneu 185/60 e o 175/65. Gostaria de saber quem usa ou usou esses pneus no picanto e quais as impressões sobre os mesmos. Trocando apenas os pneus traseiros vai haver uma mudança muito grande na direção e estabilidade do carro?

Agradeço desde já.

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por Renan em Sex 12 Jun 2015 - 14:53

Aconselho a usar a mesma marca e modelo do pneu que vc ja usa, do contrario podera dar instabilidade em curvas mais fortes.

Use 175/65 ou 165/60.

Abs.
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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por dtyonline em Sex 12 Jun 2015 - 18:47

Medidas 175/65 R14 tem alto índice de aprovação pela maioria de pessoas que substituiu os pneus originais para essas, sou testemunho para falar, pois sou um desses abjunior. Vi que não fez tua apresentação, se possível passe lá no tópico: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraços,

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por caioioshida em Ter 30 Jun 2015 - 17:37

Tenho dúvida em relação com os pneus, preciso trocas os dois da frente, estava pensando em colocar algum mais largo, mas vi em outros sites que raspa na parte de dentro ou não vai até o final quando esterça o volante.

É melhor manter o 165 60 R14 ou da pra colocar um mais largo? E tbm se tem algum problema em ter 2 com 165 e outros 2 mais largos?

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por caioioshida em Ter 30 Jun 2015 - 18:02

Achei este site nele diz que é compativel a troca
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fiz a conversão do 165/60 R14 para 175/60 R14

Só que dizem que raspa no assoalho ou não vira o voltante até o final

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por dtyonline em Ter 30 Jun 2015 - 18:24

Caio, não raspa no assoalho e vira até o final o volante, já utilizo a medida 175/65 R14.

Abraços,

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por Renan em Ter 30 Jun 2015 - 18:34

175/60 ou 175/60?
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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por caioioshida em Ter 30 Jun 2015 - 19:08

Aaah beleza, vou colocar 175/65 então e pode andar com pneus com medidas diferentes? mas com o mesmo raio?

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por dtyonline em Ter 30 Jun 2015 - 19:52

Caio poder até pode por conta e risco, mas muda muito o comportamento do carro viu e não compensa o risco que corre, o recomendado mesmo é os quatro pneus iguais por questão óbvia de segurança.

Abraços,

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troca de pneus.

Mensagem por Dower Leal de Moura em Sex 24 Jul 2015 - 19:11

abjunior escreveu:Olá a todos. Gostaria de pedir desculpas antecipadamente se este já for um tópico repetido e discutido, mas estou com algumas duvidas sobre os pneus do Picanto.

O meu Picanto é do modelo novo, 2012/2013. Fiz a primeira troca dos pneus com 25.000 km; agora já estou no 50.000 km e os pneus já mostram sinais de desgaste.  Na primeira troca usei pneus Kumho 165/60 R14, porém notei que com esse pneu houve um leve aumento no consumo de combustível [algo em torno de 10%]. Recentemente fui numa loja perto de minha casa e o vendedor me recomendou usar o Michelin 175/60 R14, por ter uma largura um pouco maior daria mais segurança. Porém, os pneus da frente estavam muito mais bem conservados que os de trás, e por causa disso o vendedor disse que seria melhor trocar apenas os dois de trás.

Pois bem, vendo as postagens aqui no forum sobre os diversos modelos de pneus, acabei tendo duvidas qual seria o melhor modelo\fabricante. Pelo que pude ver, o pneu 185/60 e o 175/65. Gostaria de saber quem usa ou usou esses pneus no picanto e quais as impressões sobre os mesmos. Trocando apenas os pneus traseiros vai haver uma mudança muito grande na direção e estabilidade do carro?

Agradeço desde já.
Olá. A troca de pneus por tamanhos e marcas diferentes nunca foi aconselhável. Fazendo o que você fez, vai rodar ou já está rodando com os mesmos descalibrados e sem serem testados pela montadora. Qual calibragem é a correta. Você não sabe nem o "vendedor" E este é o único ao qual você não deve seguir. E não vai melhorar a estabilidade nunca.

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por Renan em Seg 27 Jul 2015 - 19:04

Concordo, Dower.
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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por FCelso em Seg 27 Jul 2015 - 19:30

Pessoal,

Os pneus responsáveis pela estabilidade do carro são os traseiros. Embora o recomendado seja trocar os 4 pneus, caso haja necessidade de trocar um par de pneus, os mais inteiros (com menor desgaste no TWI) devem ser colocados na traseira.

É importante também atentar para o posicionamento correto dos pneus, pois alguns modelos são direcionais e/ou assimétricos (têm lado de dentro e lado de fora), e a classificação dos pneus é feita de acordo com as informações constantes no corpo do pneu, uma vez que existe ampla faixa de velocidade, carga, aderência, temperatura e durabilidade que são indicados por essas informações.

No Picanto atual (2011-2012 em diante), estou utilizando Dunlop Sport Le Mans LM 704, na medida 175/65 R14, que são pneus mais confortáveis (macios, silenciosos) que os originais, mantendo o consumo inalterado, desde que seguida a calibragem correta (atualmente utilizo entre 29 e 34 libras, dependendo da situação que o carro será empregado).

Cheguei a avaliar um pneu 195/50R15 e o mesmo encaixa na traseira (sem carga) não pegando no paralama e sem mudança de distância ao paralama em relação ao 175/65R14.

Aqui como ficou:

A altura do conjunto fica equivalente ao 175/65 R14 que estão no Blu.











Na lateral acredito que se colocar carga completa (3 pessoas atrás) provavelmente raspe o pneu traseiro no paralamas. Assim, um pneu de largura 185 pode ser o ideal.







Na parte interna, boa notícia, mesmo o 195 com offset de roda padrão GM, não encosta por dentro.






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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por Dower Leal de Moura em Ter 28 Jul 2015 - 1:54

Fiquei com uma dúvida com respeito ao comentário do colega FCelso: eu acho esse pneu LM704, muito "forte" para um 1.0 três cilindros. O original de fábrica é tanto quanto. Quanto às rodas trazeiras dando estabilidade ao veículo pergunto: e quando ele for sobreesterçante. Ou substerçante. Eu acho que quem dá o equilibro é o motorista com sua habilidade. Esse pneu de alta performance não alterou o consumo? Ôô. A calibragem usada foi testada pelo Departamento de Engenharia da Kia? E aprovada? Assunto com mais de uma controversia.

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por FCelso em Ter 28 Jul 2015 - 10:37

Dower,

O que você quis dizer com "forte"?

O Dunlop LM 704 de "alta performance" tem é nada! Ele facilita patinar na arrancada em piso molhado. A versão anterior LM 703 com 3 sulcos na banda de rodagem (que usei 38000 km no 2004 Focus Sedan 2.0) aquaplanava desde novo aos 100 km/h sob chuva forte. A versão atual LM 704 tem 4 sulcos na banda de rodagem e até agora (2800 km) tem se mostrado eficaz em evitar aquaplanagem a 100 km/h sob chuva forte. O consumo tem se mantido constante, a última média aferida ontem ficou na casa dos 16,5 km/l (80 % rodovia a 80-90 km/h e 20% cidade sem ar ligado). Aquiri esses pneus pelo conforto (maciez e baixo ruído) e preço competitivo, não pelo desempenho (aderência). Pelo desempenho, Michelin Exalto Pilot 2 e Michelin Primacy HP são muito superiores, especialmente no quesito aderência em piso molhado e resistência à aquaplanagem.

Independente do eixo de tração, o que impede um carro de rodar na pista é a aderência dos pneus traseiros. Se o veículo se comporta como "sobreesterçante" ou "substerçante", isso influencia na maneira como se corrige a trajetória.

A calibragem recomendada para os pneus do Picanto, que consta na coluna de porta do lado do motorista é
33 libras na frente e 31 libras atrás quando vazio e 36 libras na frente e atrás quando completamente carregado.
Como rodo praticamente todo o tempo com ele vazio e muito em rodovia, utilizo 30 libras na frente e 29 libras atrás. No PUG 206 1.4 utilizo pneus de mesma medida 175/65 R14 com calibragem inferior devido ao uso na cidade. Os pneus do Picanto serão trocados pela quilometragem de uso, enquanto os pneus do PUG serão trocados pelo tempo de uso.

Os padrões de calibragem que uso estão fundamentados na minha experiência, e não na recomendação das montadoras, pois ajusto a calibragem de acordo com o nível de conforto, segurança e durabilidade que pretendo ter com os pneus. No Kadett que.é usado em pista de autódromo, ele vai rodando na estrada com 30 libras nos 4 pneus e no autódromo recalibramos com os pneus quentes a 38 libras na dianteira e 42 libras na traseira (195/50R15).

Falow,
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Última edição por FCelso em Ter 28 Jul 2015 - 13:19, editado 2 vez(es)
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Troca de pneus.

Mensagem por Dower Leal de Moura em Ter 28 Jul 2015 - 12:46

FCelso escreveu:Dower,

O que você quis dizer com "forte"?

O Dunlop LM 704 de "alta performance" tem é nada! Ele facilita patinar na arrancada em piso molhado. A versão anterior LM 703 com 3 sulcos na banda de rodagem (que usei 38000 km no 2004 Focus Sedan 2.0) aquaplanava desde novo aos 100 km/h sob chuva forte. A versão atual LM 704 tem 4 sulcos na banda de rodagem e até agora (2800 km) tem se mostrado eficaz em evitar aquaplanagem a 100 km/h sob chuva forte. O consumo tem se mantido constante, a última média aferida ontem ficou na casa dos 16,5 km/l (80 % rodovia a 80-90 km/h e 20% cidade sem ar ligado). Aquiri esses pneus pelo conforto (maciez e baixo ruído) e preço competitivo, não pelo desempenho (aderência). Pelo desempenho, Michelin Exalto Pilot 2 e Michelin Primacy HP são muito superiores, especialmente no quesito aderência em piso molhado e resistência à aquaplanagem.

Independente do eixo de tração, o que impede um carro de rodar na pista é a aderência dos pneus traseiros. Se o veículo se comporta como "sobreesterçante" ou "substerçante", isso influencia na maneira como se corrige a trajetória.

A calibragem recomendada para os pneus do Picanto, que consta na coluna de porta do lado do motorista é
33 libras na frente e 31 libras atrás quando vazio e 36 libras na frente e atrás quando completamente carregado.
Como rodo praticamente todo o tempo com ele vazio e muito em rodovia, utilizo 30 libras na frente e 29 libras atrás. No PUG 206 1.4 utilizo pneus de mesma medida 175/65 R14 com calibragem inferior devido ao uso na cidade. Os pneus do Picanto serão pela quilometragem de uso, enquanto os pneus do PUG serão trocados pelo tempo de uso.

Os padrões de calibragem que uso estão fundamentados na minha experiência, e não na recomendação das montadoras, pois ajusto a calibragem de acordo com o nível de conforto, segurança e durabilidade que pretendo ter com os pneus. No Kadett que.é usado em pista de autódromo, ele vai rodando na estrada com 30 libras nos 4 pneus e no autódromo recalibramos com os pmeua quentes a 38 libras na dianteira e 42 libras na traseira (195/50R15).

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Meu caro, acho esse pneu muita areia para um veículo 0,9cc três cilindros. Minhas opiniões, todas, são baseadas em experiência própria. No entretanto, respeito a sua, ou as suas, razão pela qual tento tirar algumas duvidas. E adianto que esse pingue-pongue é bastante saudável porque os lendo nossos colegas poderão avaliar e tirar suas próprias conclusões. E ainda digo que já usei dos pneus diagonais, passando pelo 145 até 195. Mas sempre os originais pois sei que uma rodagem diferente da recomendada pela montadora pode até causar uma fatalidade, Só isso. Espero nos encontrarmos mais vezes daqui para a frente porque será sempre um prazer. Um abraço e disponha.

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por FCelso em Ter 28 Jul 2015 - 13:17

Dower,

Ao certo que sempre aprendemos com as trocas de informações e experiências.

No caso da segurança relativa ao uso dos pneus, é importante considerar as especificações da montadora em relação ao tipo de pneu, sei índice de carga e velocidade de rodagem. Se forem utilizados na troca, pneus com índices superiores aos originais, melhor! Pois quem ganha é a segurança.

Uma diferença fundamental que há entre o original do Picanto e o Dunlop, se refere ao índice de tração, que no original Kumho Solus KH15 é "AA" e no Dunlop Sport LM 704 é "A", ou seja, esse Kumho apresenta maior aderência que o Dunlop em questão.

Minhas opiniões e recomendações são baseadas em pesquisas em sites especializados, conversas com fornecedores/revendedores de pneus (faço sempre rodízio, alinhamento e balanceamento a cada 7000 km ou incidência de alguma anomalia na condução, buracos, etc) e também em:

- 58.685 km rodados com pneus Michelin Exalto Pilot 2 185/55 R15 (1999 Palio 1.6 16v e 2004 Focus Sedan 2.0 16v);

- 67.292 km rodados com pneus Michelin Exalto Pilot Primacy 195/55 R15 (2004 Focus Sedan 2.0 16v)

- 38.267 km rodados com pneus Dunlop Sport LM 703 91H 195/65 R15 (2004 Focus Sedan 2.0 16v)

- 1372 km rodados com pneus Kumho Solus KH15 165/60 R14 75H  (2012 Picanto 1.0 12v) - já com mais de 24.000 km e completamente desgastados

- 2842 km rodados com pneus Dunlop Sport LM 704 175/65 R14 82H (2012 Picanto 1.0 12v)

- Em torno de 250 voltas em autódromo com pneus Pirelli Phantom 195/55 R15 85W (1997 Kadett 2.0 8v)

- Em torno de 90 voltas em autódromo com pneus Regal 195/50 R15 (Dunlop) 82V (1997 Kadett 2.0 8v) - ainda em uso

Particularmente me interesso muito pelo assunto "pneus", uma vez que a minha segurança diária depende da consciência que tenho a respeito desse assunto.

Assim, o importante é salientar que estamos sempre aprendendo, conhecimento nunca é demais!

Um abraço e falow!
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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por Dower Leal de Moura em Ter 28 Jul 2015 - 18:44

Meu caro FCelso, o uso de pneus é recomendado por uma equipe, depois de vários testes com várias rodagens. Além do original, os demais não foram testados por Engenheiros, no carro. A alteração vai incidir, inclusive, com a aerodinâmica do carro. Se eu dependesse do que publicam, "especialistas" e curiosos, nunca teria comprado o Picanto. Nem o Peugeot Nem o Clio. Nem o Escort 1.8. E todos são ótimos. Mas, é só uma opinião. Um abraço.

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por Renan em Ter 28 Jul 2015 - 18:49

Sim,os melhores pneus deven ficar no eixo traseiro; quanto as medidas,prefiro usar a original ou de alguma versao ( que use outra medida)do mesmo veiculo.

Muito se fala da estabilidade com pneus mais largos, mas esquecem que quanto maior a largura, mais facil para aquaplanar.

Ou seja: vai de cada um.
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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por FCelso em Ter 28 Jul 2015 - 19:04

Pois é Dower,

Também não teria comprado PUG 106, PUG 206, Civic 98, ainda mais usados, se fosse pela opinião dos especialistas. Por isso me baseio na minha experiência e nas minhas impressões avaliando o carro na prática. Além de estudar a parte teórica, como as especificações, pois também sou engenheiro Cool

O que não concordo é quando uma equipe recomenda pneus Pirelli e Goodyear para os carros fabricados no Brasil porque são marcas com fabricação nacional...

E Renan, a capacidade de escoamento de água não depende tanto da largura da banda de rodagem e, mas sim do seu desenho.

Falow,
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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por Renan em Ter 28 Jul 2015 - 19:08

Sim,depende do desenho;porem o mesmo pneu em uma medida mais estreita vai demorar mais para aquaplanar em relacao ao de maior largura.

Nao acho ruim colocar outra medida,apenas prefiro manter como veio.
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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por abjunior em Sab 29 Ago 2015 - 10:15

Gente hahaha não sabia que minha duvida iria gerar tanto comentário! Agradeço de coração a todos que pararam por alguns instantes para discutir aqui sobre performance, qualidade, aderência e muito mais.

Meus maiores medos sempre foram a questão do pneu correr o risco de pegar na carroceria e acabar sofrendo desgaste por conta do atrito. Ou como o o caioishida disse, acabar não virando o volante todo para o lado.

Enfim, muito obrigado a todos!

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por Annabell em Ter 9 Fev 2016 - 8:43

Bom dia Pessoal, não queria criar um tópico apenas para tirar minha dúvida.
Meu pneu rasgou a um tempo atrás numa barbeiragem minha, e levei ao borracheiro para remendar. Depois de 1 ano o pneu estourou no meu da BR, graças a deus eu estava devagar e consegui controlar a direção.
Terei que comprar um novo pneu. fato.
DÚVIDA:
* meu carro já está com 37.000 km.. aproveito para trocar mais algum? eles não estão ruins, mas pela quilometragem.. o que me dizem?
* tanto faz a marca que eu comprar? desde que seja da mesma medida que os outros?
Obrigada Embarassed
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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por FCelso em Ter 9 Fev 2016 - 11:10

Bom dia Annabell,

Existem dois critérios para substituição de pneus em relação à vida útil:

- Quilometragem percorrida - verificada através do TWI (tread wear indicator - indicador de desgaste da banda de rodagem) que está indicado em diversos pontos na lateral junto à banda de rodagem do pneu (são pequenos triângulos). Essa indicação é relacionada ao desgaste da banda de rodagem e quanto menor ( mais desgastado) maior será a tendência à aquaplanagem. Em geral se recomenda a troca quando o pneu está com 1,5 mm  antes de chegar no TWI;


- Tempo de fabricação - Em geral a borracha dos pneus tem uma vida útil de 5 anos (independente da quilometragem); após esse período a borracha perde as propriedades, especialnente a aderência.

Assim, no teu caso, sugiro avaliar os pneus, e se houverem 2 pneus com TWI acima de 2 mm, e esse valor de TWI seja semelhante (por exemplo, 1 pneu com 2,8 mm e outro com 2,6 ou 3 mm de TWI), você pode colocar esse par de pneus na dianteira e adquirir um par de pneus novos para colocar na traseira. Caso os pneus estejam com TWI abaixo de 1,6 mm, o melhor é substituir os 4 pneus.

Em relação à marca, se você colocar pneus de tamanho  idêntico aos originais (165/60R14) terás poucas opções, tais como Hankook e Kumho. Se optares por uma medida mais comum (175/65R14), terás mais opções de marcas, tais como a Michelin, que produz pneus nessa medida com um bom custo/benefício/desempenho.

Abç
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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por Renan em Ter 9 Fev 2016 - 11:42

Na medida 165/60, tb tens a opcoes das marcas Momo e Nexen, tera tb uma marca chinesa( que nao lembro o nome), a qual nao recomendo.

O ideal seria que trocasse os quatro, mas nem sempre se torna viavel.

Considerando custo e seguranca, compre dois pneus e coloque o par novo na traseira; sendo da mesma marca dos que rodam no carro- do contrario podera ocasionar diferencas na dirigibilidade. Ex: em uma situacao mais critica, o carro vai escapar em razao da diferenca de grip dos modelos de pneus.

Caso escolha substituir o par, mantendo a medida, procure no site pneusfacil ou coloque "pneu 165/60 14" no buscape.
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Re: Dúvida - Troca de Pneu

Mensagem por dtyonline em Ter 9 Fev 2016 - 23:51

Anabelle, só seguir as dicas detalhadas passadas pelo Fabrício e o Renan.

Só para complementar, algumas marcas chinesas conhecidas que têm dessa medida do Picanto são Jinyu e Nankang. Com certeza deve haver outras.

Na impossibilidade financeira de substituir os quatro de uma só vez, faça a dica passada pelo Renan:
Considerando custo e seguranca, compre dois pneus e coloque o par novo na traseira; sendo da mesma marca dos que rodam no carro- do contrario podera ocasionar diferencas na dirigibilidade. Ex: em uma situacao mais critica, o carro vai escapar em razao da diferenca de grip dos modelos de pneus.

Abraços,

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Re: Dúvida - Troca de Pneu

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