Leitura da ECU com OBDII

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitura da ECU com OBDII

Mensagem por Saito.Allan em Qua 8 Jul 2015 - 13:45

Olá, senhores.

Como eu gosto de ter a maior quantidade de dados possíveis sobre algumas coisas, comprei o famoso OBDII bluetooth: ELM327.
Comprei na China, pois considerei a diferença de preço entre o Aliexpress e o MercadoLivre muito grande. No ML é vendido entre 50 e 100 reais, mais ou menos, na China comprei por pouco mais de 4 dólares e demorou em torno de 60 dias pra chegar.

Vamos aos dados.
Baixei alguns programas grátis pelo Google Play e também comprei o mais conhecido de todos, o Torque PRO.
Comecei os testes pelo Torque PRO. Já achei que tinha configurado alguma coisa errado (o que era estranho, pq basicamente se resume ao perfil carro/usuário) porque não mostrava quase nada. Nem mesmo RPM.
Passei então pro app DashCommand. Nele, logo de cara já apareceu o RPM corretamente, mas nada de consumo instantâneo.
Troquei então para o SmartControl free. Nele apareceram todos os dados. RPM, consumo, temperaturas, etc..
MAS...
Só da primeira vez. Desde então ele está igual ao DashCommand e só mostra RPM, temperatura e algumas outras coisas. O que mais me interessa sumiu (consumos instantâneo e médio).

Vou apagar tudo e copiar tudo novamente, tentar outro celular, tentar configurações diferentes. Além disso, vou testar no outro carro (Tucson 2015). Se nada disso der certo, só me resta condenar esse OBDII.

A propósito, fiz a leitura de erros em todos os aplicativos e foram unânimes em dizer que a ECU não está com nenhum erro gravado.

Alguém aqui já testou algum desses OBDII? Qual app usou? Funcionou tudo?
Vou postando aqui as atualizações.
Saito.Allan
Membro Profissional
Membro Profissional

Ver perfil do usuário

Re: Leitura da ECU com OBDII

Mensagem por Renan em Qui 9 Jul 2015 - 12:25

Boa dica!
Renan
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Saito.Allan em Qui 9 Jul 2015 - 14:42

Hoje vim pro trabalho e a cada parada nos semáforos eu tentava alguma configuração diferente. Resultado: CONSEGUI!
Agora consigo ver todas as informações pelo app Torque PRO. Pra quem for testar, a dica é deixar o campo Preferred OBD2 Protocol do perfil do veículo em Automatic - Thorough protocol scan. Há outra opção de busca automática também, mas não funcionou para mim.

Agora vou começar testes mais embasados de consumo e com o famoso (e duvidoso) Militec-1.
Saito.Allan
Membro Profissional
Membro Profissional

Ver perfil do usuário

Mensagem por dtyonline em Sex 10 Jul 2015 - 9:34

Legal Allan, ótimas dicas!

Vamos ver os resultados com o Militec-1.

Abraços,

Dani San apoia o Outubro Rosa - Prevenção ao [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
dtyonline
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário http://www.kiapicantoclube.com/

Mensagem por Saito.Allan em Ter 14 Jul 2015 - 16:59

Acho que estou pegando o jeito de dirigir mais economicamente. Eu já considerava meu estilo de dirigir bem econômico, mas o fato de poder ir acompanhando o consumo instantâneo e adequar o acelerador a isso me fez melhorar bastante o consumo do carro.
Resultado: hoje vindo pro trabalho eu peguei menos trânsito que o normal, mas consegui fazer uma média de 18,2km/l no percurso. Ainda é cedo pra poder afirmar um percentual de melhora, mas já prevejo bons números!
Saito.Allan
Membro Profissional
Membro Profissional

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renan em Ter 14 Jul 2015 - 19:10

Muito bom!!!!
Renan
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por dtyonline em Qua 15 Jul 2015 - 0:11

Assim como o Renan comentou, essa tua parcial Allan está muito boa mesmo!

Abraços,

Dani San apoia o Outubro Rosa - Prevenção ao [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
dtyonline
Moderador
Moderador

Odb ???

Mensagem por bsantucci em Ter 28 Jul 2015 - 13:28

Fiquei curioso, não conheço bem estes instrumentos mas já passei em uma oficina um que detalhava tudo do meu carro, como qualquer alteração do sistema, até a quilometragem real. não sei se setou confundindo .

bsantucci
Membro Profissional
Membro Profissional

Ver perfil do usuário

Mensagem por Saito.Allan em Ter 28 Jul 2015 - 13:34

É basicamente o mesmo sistema, bsantucci. A diferença é que na oficina se usa um aparelho mais completo, com mais opções. Este que uso é um aparelho bem pequeno que se conecta por bluetooth com o celular somente enviando informações processadas pela ECU.

Pra atualizar o tópico: ainda não abasteci o carro desde que comecei a usar o ODB, mas já tenho certeza que estou conseguindo melhores números de consumo. Assim que abastecer e souber o valor exato eu posto aqui.

Saito.Allan
Membro Profissional
Membro Profissional

Ver perfil do usuário

Mensagem por pauloyahoo em Qua 29 Jul 2015 - 14:55

Boa tarde queridos.
Não sou muito de falar por aqui. Mas sempre encontramos conteúdos interessantes.

Gostei muito da dispobilidade de vcs, e principalmente com a vontade do Allan em conhecer coisas novas (parece eu) rs.

Vamos lá
Tenho um Picanto 2010/11 e entrei na onda do OBD. Comprei o OBD via China tbm... conforme o amigo Allan falou. O meu chegou ontem e valeu cada centavo (muito barato) investido. Foi entregue em incríveis 26 dias desde que paguei o boleto.

Logo de cara comecei a usar vários aplicativos, como o Allan citou.

Para efeito de direção todos me impressionaram bastante. Testei Torque, DashCommand e o CaroO, sendo este ultimo o de mais facil utilização. affraid

Torque

DashCommand (Layout Alterado)

CaroO

Estou simplesmente maravilhado com este mundo cheers .

Também pesquisei se o carro dava algum alerta de erro, e felizmente está tudo bem com a minha joaninha.

Você consegue muito mais que simples informações de diário de bordo, mas passa a entender melhor seu carro. isso reflete em menor consumo e maior durabilidade bounce .

Espero trocar informações interessantes aqui com vocês.
Very Happy
pauloyahoo
Membro Novato
Membro Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renan em Qua 29 Jul 2015 - 16:07

O torque, nao achei na apple store; outro tinha que pagar
Renan
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por pauloyahoo em Qua 29 Jul 2015 - 16:26

Olá Renan,

junto com adaptador que comprei veio um arquivo de instalação para IOS do DashCommand.
Mas realmente não conheço APP TorquePRO para IOS.
pauloyahoo
Membro Novato
Membro Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Saito.Allan em Sex 31 Jul 2015 - 15:14

Opa! Mais um adepto pra trocar experiências! hehe

É muito bom mesmo. E viciante. Hoje não consigo sair de carro sem deixar o celular mostrando as informações.
Meu carro também não apresentou nenhum erro (nem atual, nem gravado no histórico).

Achei esse layout vermelho do DashCommand super legal. Vc tá usando em celular ou tablet?
Saito.Allan
Membro Profissional
Membro Profissional

Ver perfil do usuário

Mensagem por pauloyahoo em Sab 1 Ago 2015 - 9:26

Olá pessoal...
Allan esse layout chama Evolution VII ele é um dos mais mais baixados nas config do dashboard.
Uso em celular... A resolução dele é boa. Você está usando em tablet?

pauloyahoo
Membro Novato
Membro Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Saito.Allan em Qui 6 Ago 2015 - 12:29

Ontem à noite completei o tanque depois de 373,8km rodados. O consumo ficou em 12km/l. Achei uma melhora excelente.

Saito.Allan
Membro Profissional
Membro Profissional

Ver perfil do usuário

Mensagem por pauloyahoo em Qui 6 Ago 2015 - 13:38

Olá Allan, realmente o OBD ajuda e muiiiito a economia de combustivel, tenho percebido no meu caso que a economia está relacionada a % de motor usado ou esforço do motor em si. Para medir estou usando o Torque.

Percebi que em subidas, mesmo estando com a rotação baixa, se o motor estiver sendo "forçado" ele consome mais, estou usando marchas mais fortes em subida, isso mesmo, sem aquela de forçar o motor em marchas altas.

Estou fazendo 14,5km/l no meu... Acho que ainda consigo melhorar isso aqui eim... Teste ai...
pauloyahoo
Membro Novato
Membro Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Saito.Allan em Qui 6 Ago 2015 - 13:55

Pois é, Paulo. Percebi coisas semelhantes também. Por exemplo: é melhor andar a 70 do que a 60km/h, etc...
Como o meu é automático, não tenho como subir marcha quando quero. Posso influenciar o motor a subir, mas se ele "achar" que a rotação vai ficar baixa demais, ele não sobe. Isso até contribui um pouco nessa questão que você citou de forçar o motor em rotações baixas demais.
Prometi no início do tópico testar com o militec, mas achei melhor coletar mais dados antes para ter uma comparação mais embasada.

Abraço.
Saito.Allan
Membro Profissional
Membro Profissional

Ver perfil do usuário

Mensagem por FCelso em Qui 6 Ago 2015 - 18:26

Esse troço funciona no Picanto modelo 2012 em diante?

Falow
Fabrício
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Ver perfil do usuário

Mensagem por fys_yukio em Qui 30 Jun 2016 - 19:08

quando eu comprei o carro, o dono anterior me deu junto um desse scaner blutooth, estou utilizando com o aplicativo Toque Lite (gratuito), aparentemente está funcionando bem
fys_yukio
Membro Sênior
Membro Sênior

Ver perfil do usuário http://www.fotolog.net/fabio_yukio/

Mensagem por dtyonline em Qui 30 Jun 2016 - 19:50

Ótima contribuição fys_yukio, para quem não conhece segue uma imagem ilustrativa e pode baixar por exemplo na Google Play:

Abraços,

dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagem por bsantucci em Seg 8 Ago 2016 - 14:02

Acabei de receber meu ODB ll , vou testar no Meu Picanto 2008 com 120.000 Kms perfeito, comento a seguir, veio instruções e  um disco pequeno acho que é para instalar o Bluetooth, vou testar no tablet com Android ou no Note com Win 10
Testei O Torque, funcionou legal muito bom testei outros Free também funcionou, não apareceu erros. Vou continuar testando para ver todos os parâmetros possíveis.
O meu Picanto 2008 já esta com 120.000 Km e até hoje demonstrou ser um excelente carro. faço a manutenção em casa e quando é preciso tem um mecânico que me ajuda EX: troca de Correias. Até hoje após acabar a garantia , troquei , pneus, correias, filtros ar, gás (Difícil e chato de trocar), Velas, revisão dos freios e algumas lâmpadas.bounce

bsantucci
Membro Profissional
Membro Profissional

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: